quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sua casa inteligente

Começou a chover e você esqueceu as janelas abertas? Esqueceu a chave de casa? Não tem porque se preocupar. Um sensor detecta os pingos de chuva e aciona o fechamento automático das janelas. E as chaves de casa podem ser substituídas pela análise biométrica, através da sua impressão digital.
A automação residencial integra tecnologia e viver bem, aliando o conforto ao luxo.
Hoje o setor de automação está em alta. Os consumidores estão mais exigentes e acostumados a utilizar a tecnologia no seu dia-a-dia, por isso sentem necessidade de criar soluções inteligentes também para seus lares.


Fonte: alysonarq.blogspot.com

Se você pensa que tornar sua casa inteligente vai custar uma fortuna, saiba que os custos destes produtos caíram 50% nos últimos anos, decorrente da queda do dólar e aumento na escala de produção. A partir de R$ 800,00 já é possível instalar uma fechadura acionada pela leitura biométrica da impressão digital. Um pacote básico com controle digital de luz e som custa cerca de R$ 2.000,00.  Segundo o engenheiro José Roberto Muratori, conselheiro da Aureside, Associação Brasileira de Automação Residencial, “é possível executar um projeto bem completo de automação investindo aproximadamente 3% do valor do seu imóvel”.

  
Fonte: bagarai.com.br

Mais que apenas luxo, a automação residencial também auxilia na segurança e na economia. Estão disponíveis sistemas com fechaduras que controlam e registram quem entrou em casa e em qual horário e sistemas como o monitoramento do consumo de energia de cada cômodo. Dessa forma, é possível acompanhar, em tempo real, quanto um equipamento elétrico ou ambiente da casa consome de eletricidade. Após conhecer seu perfil, a economia pode chegar a 20%.
Algumas novidades da automação residencial:
  • Governanta virtual atende a comando de voz, faz ligações, lê e-mails, avisa sobre compromissos, faz compras na rede e memoriza preferências do usuário. 
  • Torneira com visor que permite a leitura de e-mails enquanto escova os dentes ou faz a barba.
  • Chuveiro que memoriza a temperatura e pressão d’água de preferência do usuário.
  • Banheira acionada pela internet, também guarda na memória a temperatura, avisa quando está pronta e ainda mantém aquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário